Fazenda São Luiz da Boa Sorte em Vassouras – 9º ano

TEMA: “VIAGEM AO TEMPO DOS BARÕES E ESCRAVOS”.

Os alunos do 9º ano do Colégio Vicentino Santa Isabel visitaram a Fazenda São Luiz da Boa Sorte em Vassouras. A atividade teve como objetivo compreender a importância do ciclo do café para município de Vassouras, buscando analisar os aspectos da geografia da região como: solo, clima e o período histórico referente, bem como entender as relações entre barões e escravos no contexto histórico da época.

Professoras: Juliana Fecher e Janaina Tré

​​Aulas de Campo no Vale do Café

O espaço do projeto é a Fazenda São Luiz da Boa Sorte, uma construção de 1835, que pertenceu à família do Barão de São Luiz. Situada no KM 210 da Rodovia Lucio Meira, BR 393, em Vassouras, Vale do Café, ela é ​​uma das mais de 600 fazendas que no Século XIX produziram café à custa da mão de obra escravizada de negros retirados da África.

Lançar luz sobre este tema, apresentando aulas de campo e esquetes teatrais, que traduzem as relações dos senhores com os negros, dando ênfase às importantes contribuições dos africanos para a formação do povo brasileiro, é o que pretendemos.

As aulas de história e geografia, que tratam da diáspora africana e do escravismo na região do Vale no Ciclo Áureo do Café, quando Vassouras foi a maior produtora mundial, graças ao trabalho do negro escravizado, são complementadas com a visita ao Espaço do Negro na antiga Senzala e o Museu da Café.

O projeto apresenta ainda Educação Patrimonial (Visita à Casa de Vivenda com guia), Recreação Cultural (com roda de jongo).

CSI 9º ANO