Nossa história

O SANTA ISABEL E SUA HISTÓRIA

O Santa Isabel é fruto de um grande ideal.

O Padre Nicolau Germaine, francês,trouxe para Petrópolis as Irmãs de Caridade, vindas do Rio de Janeiro , tendo á frente a Irmã Maret.

Alugaram um chalet na rua D. Januária e assim iniciaram a educação e a catequese de crianças necessitadas.

Surgiu assim o Colégio Santa Isabel e em poucos meses já contava com 100 alunas.

Surgiram as primeiras dificuldades com relação ao espaço e a manutenção o que foi sanado com a colaboração da Condessa do Rio Novo, cedendo a casa da rua do Imperador, nº 58, hoje nº 689 ( em 1870), conseguindo assim 4 salas de aula.

Acabando o prazo previsto, cedido pela condessa, foi proposta a venda do referido prédio a “ Associação das Filhas de Caridade” e tudo se concretizou.

O Colégio foi fundado em 1874, pelas filhas de caridade de São Vicente de Paula, sendo o seu nome escolhido em homenagem à Santa Isabel, Rainha de Portugal e tendo como Patrona a Princesa Imperial Dona Isabel. A partir daí passou a admitir alunas pensionistas que se beneficiaram com o Ensino e a Formação Religiosa, ajudando a manter a obra.

Nesta época, a direção estava confiada a Irmã Fagalde, espírito largo e empreendedor, o que seu impulso a obra.

Pelo decreto 797, de 22 de abril de 1903, foi o primeiro Colégio do Brasil a ser equiparado à Escola Normal Oficial do Estado e manteve até 2002 essa tradição.

Em 1908, foi organizada a Associação das Senhoras de Caridade que até hoje presta relevantes serviços aos pobres.

Nesse espírito evangélico, esse trabalho é ampliado; em 1910 fundou-se o Dispensário Santa Isabel, para assistência e Ainda com objetivo de serviço, funciona em suas instalações, a Escola Luísa de Marillac, conveniada com a Prefeitura de Petrópolis e a Mitra Diocesana.

A Direção permanece com as Irmãs, que dispensam esforços em manter o Colégio dentro das diretrizes modernas na educação, em uma visão cristã do mundo, procurando transformar o educando em agente de sua própria formação.

E dentro deste espírito, o colégio mantém : Educação Infantil/ Ensino Fundamental e Ensino Médio.

A Comunidade das Irmãs, prossegue no seu trabalho de despertar nos seus alunos, professores, funcionários e pais, a fé, a ciência, o otimismo cristão e o sólido amor à Pátria.

A Escola possui dependências para o desenvolvimento de atividades esportivas, de lazer, de recolhimento espiritual (a Capela) , salas de aula bem equipadas com material adequado , núcleo de Música, de esporte , de artes, grupo de Juventude, encontro de formação, passeios, pátios, biblioteca, laboratório de informática, de Línguas e de Ciências, um Teatro com capacidade para 400 lugares e um amplo Ginásio Esportivo.

Enfim, visando a formação do aluno como indivíduo participante e atuante no mundo de hoje.

A edificação física do colégio é centenária, bela construção do séc XIX em estilo neo-clássico com áreas enormes para o conforto dos professores dos alunos e de toda a sociedade, pois o colégio cumpre o seu papel social.