Filosofia

O Colégio Santa Isabel dentro de seus princípios filosóficos tem por finalidade formar seres humanos íntegros e conscientes, num desafio a sociedade que ora se apresenta. Seu trabalho pedagógico, rumo ao novo milênio é a renovação do compromisso assumido pelos Educadores Vicentinos com Jesus Cristo, São Vicente e Santa Luísa que lutaram, defenderam e deram suas vidas pela formação humana, direcionada à cidadania e à vida.

Os membros desta comunidade educativa trabalham de forma incansável, dentro de uma concepção holística, para o desenvolvimento de conceitos sobre vida, homem, honestidade, respeito, gratidão, trabalho, colaboração, liberdade, igualdade, ideal, dignidade, participação responsável, enfim, exemplos positivos que inspirem e edifiquem suas vidas sempre na busca da cidadania social e cristã.

A Educação

 A educação deve ser considerada como processo para o desenvolvimento humano integral, instrumento gerador das transformações sociais. É base para aquisição da autonomia, fonte de visão prospectiva, fator de progresso econômico, político e social. É o elemento de integração e conquista do sentimento e da consciência de cidadania.

Nesta concepção de educação, a finalidade é formar cidadãos capazes de analisar, compreender e intervir na realidade, visando ao bem-estar do homem, no plano pessoal e coletivo. Para tanto, este processo deve desenvolver a criatividade, o espírito crítico, a capacidade para análise e síntese, o autoconhecimento, a sociabilização, a autonomia e a responsabilidade. Desta forma, é possível a formação de um homem com aptidões e atitudes para colocar-se a serviço do bem comum, possuir espírito solidário, sentir o gosto pelo saber, dispor-se a se conhecer, a desenvolver a capacidade afetiva, possuir visão inovadora.

Endereço

Rua do Imperador, 689 – Centro
Petrópolis – RJ – CEP: 25620-003

Tel.: (24) 2242-1010
Fax: (24) 2237-2936

Envie-nos um e-mail!

Como chegar:


Ver mapa maior