Filosofia

Filosofia

Missão: Temos a missão de educar e evangelizar, à luz da Pedagogia de São Vicente de Paulo e Santa Luísa de Marillac, para formar cidadãos solidários e comprometidos com a vida em toda a sua plenitude.
Visão: Ser referência como Rede Vicentina de Educação em excelência acadêmica, formação em valores e compromisso social e ambiental.
Valores: acolhimento, compromisso social, fé cristã e solidariedade, sustentabilidade, ética e justiça.

 

A Educação

A educação deve ser considerada como processo para o desenvolvimento humano integral, instrumento gerador das transformações sociais. É base para aquisição da autonomia, fonte de visão prospectiva, fator de progresso econômico, político e social. É o elemento de integração e conquista do sentimento e da consciência de cidadania.

Nesta concepção de educação, a finalidade é formar cidadãos capazes de analisar, compreender e intervir na realidade, visando ao bem-estar do homem, no plano pessoal e coletivo. Para tanto, este processo deve desenvolver a criatividade, o espírito crítico, a capacidade para análise e síntese, o autoconhecimento, a sociabilização, a autonomia e a responsabilidade. Desta forma, é possível a formação de um homem com aptidões e atitudes para colocar-se a serviço do bem comum, possuir espírito solidário, sentir o gosto pelo saber, dispor-se a se conhecer, a desenvolver a capacidade afetiva, possuir visão inovadora.